Tuesday, September 06, 2005

A Importância da Nobreza Para a Primeira Guerra Mundial

Arno Mayer escreve em seu livro "A força da tradição" como os Anciens Régimes tiveram grande importância, quase que fundamental, para a deflagração da Primeira Guerra Mundial. Em seu livro ele fala dos problemas que estes regimes causaram ao desenvolvimento de uma burguesia industrial, devido ao fato da aristocracia querer prolongar sua permanência no poder.
No começo do século XX, a nobreza (sociedade política) era o sustentáculo de toda a sociedade. Todos os altos postos de comando dos exércitos e os altos cargos políticos estavam preenchidos com os aristocratas da época, algo que estes não abriam mão, devida a sua posição na sociedade (poder, comando e status) mesmo não estando aptos para exercerem tais funções.
Barão Von Richthofen (Barão Vermelho) se enquadra perfeitamente no pensamento de Arno Mayer. Isto se dá, pois por pertencer a nobreza da época, ainda lutava para manter seu status de sua classe intacto. Como nobre seguia a tradição de lutar o mais honrosamente o possível, e com isso não poderia segundo seus ideais, lutar em uma guerra de trincheiras em que não tem o menor contato com seus adversários. Por isso ele resolveu se especializar nos combates aéreos, que ainda poderiam manter a honra e a dignidade da nobreza acima do "resto" dos soldados não nobres.
Portanto, juntando ambos os fatos, vemos que a idéia de evitar que os Anciens Régimes se desintegrassem foi o fato mais marcante para aPrimeira Guerra Mundial. Isto não se deve ao crescimento da burguesia,mas principalmente a decadência cada vez mais rápida da nobreza.

2 Comments:

Blogger Manoela said...

Interessante o post, Cadu. Acho que sintetiza bem a idéia do Arno Mayer.

10:09 AM  
Blogger Pedro Henrique Verano said...

não podia ter lido um artigo que conseguisse se aproximar tanto da minha interpretação do livro.
através da leitura dos caítulos recomendados pelo programa do curso, consegui realmente ver o quanto ainda era poderosa a aristocracia e abriu minha cabeça para o que o professor me disse ser a "teoria das elites" que eu com muita satisfação pretendo contribuir com ao nosso blog.

adorei a forma como você conseguiu sintetizar o argumentod do Mayer, no entanto preste atenção problemas bobos como "para aPrimeira..." que mesmo não conseguindo ocultar a qualidade do seu trabalho dão uma certa enfeiada nele. tambem utilize o itálico em palavras que não estão em portugues como "Anciens Régimes". se foi o caso de você colar o texto diretamente do Word pro post vale lembrar que o blogger não mantem os itálicos, negritos e sublinhados e que tem que editar isso no editor de post do proprio blog (dica pra todos... já dei esse mole algumas vezes). no geral, ótimo trabalho, muito bem feito, parabens!




parabens

3:51 AM  

Post a Comment

<< Home