Monday, December 05, 2005

A Casa dos Espíritos

“O país está mudando, infelizmente, as coisas já não são mais como antes. As pessoas têm idéias loucas, devemos proteger nossos valores. Se não defendermos nossa causa...”. (Frase dita a Esteban Trueba quando lhe propuseram a candidatura ao Senado pelo Partido Conservador).

“A Casa dos Espíritos” é um filme instigante que retrata a saga de uma família dos anos 20 até os 70, passando por diversos aspectos políticos importantes vividos no Chile e mostrando como estes acontecimentos repercutiram na vida desta família. Esteban Trueba, um homem ambicioso, trabalhava em uma mina garimpando ouro para que pudesse se casar com Rosa, até que consegue comprar uma fazenda e torná-la bastante produtiva, no entanto, Rosa morre de repente depois de sua irmã, Clara, ter previsto sua morte. A partir daí a história se desenvolve, passando pelo levante do movimento operário e culminando no golpe militar de 1973.
Anos depois da morte de rosa, Esteban casa-se com Clara e tem uma filha com ela, Blanca. Na infância Blanca brinca com Pedro, filho de um dos empregados de Esteban, o que leva o pai a mandá-la para o internato, com medo de que ela se ficasse igual aos nativos. Quando Blanca volta do internato torna-se amante de Pedro, então líder da rebelião dos empregados e futuro ativista político. O jovem é banido da fazenda pelo patrão por pregar rebelião.
Esteban teve ainda um filho ilegítimo com uma camponesa, um jovem estranho, que sempre reaparece misteriosamente para pedir dinheiro ao pai rico e que, mais tarde, cumprirá um papel importante na história.
Informado pela mulher de que Blanca estava grávida, Esteban, que tinha ambições políticas e não queria “manchar” o nome da família, a obriga a casar-se com um pretenso conde francês, Satigny. No entanto, Blanca não o aceita como marido e continua a viver seu romance com Pedro. Juntos, eles comemoram a vitória da Frente Popular contra o Partido Conservador e assistem à modificação do país. As mudanças que começavam a ocorrer no país incomodavam muito os conservadores, entre eles Esteban, que logo promete tomar providências.
Mais tarde, nas eleições de 1970, a esquerda se apresenta com Salvador Allende, através de uma frente chamada Unidade Popular. Allende triunfou apesar de não obter maioria absoluta. O governo da Unidade Popular tinha como meta principal: a transferência do poder, dos antigos grupos dominantes para os trabalhadores, o campesinato e os setores progressistas das camadas médias da cidade e do campo. Tentativas de impedir a posse de Allende geraram uma grande preocupação, pois a oposição era a favor de que o Congresso se pronunciasse entre os dois primeiros colocados. No entanto, a morte do comandante-chefe do exército fez com que essa tentativa fosse frustrada já que ficou claro que se tratava de um golpe. Desse modo, Allende tomou posse num clima de euforia e preocupação. Fracassada a segunda tentativa de golpe, em que a direita trataria de conseguir de dois terços do parlamento nas eleições parlamentares de março de 1973, a oposição muda de estratégia e parte para o golpe militar. Para piorar ainda mais a situação, o Congresso aprovou uma lei de controle de armas, que permitia a intervenção das FFAA, amparando-se nessa lei as FFAA foram tomando conta do território chileno mesmo antes do golpe militar. Quando as FFAA se preparavam para derrubar o governo de Allende, um grupo mais radical de oficiais lançou-se em um golpe militar precipitado, em junho de 73, cercando o palácio presidencial e exigindo a renúncia do presidente. Entretanto, este consegue neutralizar o golpe com a ajuda de um fiel ministro do exército, Carlos Prats. Assim, a próxima medida dos golpistas foi substituir o ministro do exército. Já sem interlocutores dentro das FFAA, Allende nomeia Pinochet para ministro. Paralelamente, Allende preparava uma manobra política que dividisse a oposição, a convocação de um plebiscito em que era esperado que o governo perderia e seu substituto legal o assumiria. Contudo, um erro de avaliação fez com que Allende consultasse Pinochet, antecipando o golpe. Cercado de novo o Palácio de la Moneda, foi dado um ultimato a Allende, mas ele recusou a proposta de renúncia. Assim, usando um capacete dos operários mineiros e um fuzil soviético AK presenteado por Fidel Castro, Allende se suicidou. Naquele dia 11 de Setembro de 1973, o Chile viria a presenciar o regime mais cruel até então estabelecido. Nesse sentido, Pedro e Blanca são perseguidos e ela é presa e torturada por ninguém menos que seu “meio-irmão”, o filho ilegítimo de Esteban com a camponesa. Esteban, transtornado, vê sua filha sendo presa e ela lhe faz um pedido, que ele tire Pedro(que estava escondido no porão da casa de Esteban) do país, pois ele está correndo perigo de vida. Relutante, por ter a vida toda condenado o romance dos dois, Esteban acaba por acatar o pedido da filha, em consideração à sua neta, Alba, e tira Pedro do país. Implantado todo o caos, Esteban se mostra amargamente arrependido por ter apoiado a interferência dos EUA e dos partidos opostos ao governo de Allende.
Por fim, Esteban, com a ajuda de uma antiga prostituta com quem mantinha relações, Transito, consegue fazer com que sua filha volte para casa. Ao que tudo indica, no final, Pedro, Blanca e Alba terminam juntos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home