Friday, December 02, 2005

" Viva Villa! Viva México! Muerte a los americanos!"

A insurreição anti-latifundiária mexicana foi de extrema importância, não apenas por ser a primeira revolução do século XX, mas também por sua peculiaridade: o envolvimento camponês que ao assumirem os seus interesses desvincularam-se do projeto burguês. Uma prova desta particularidade é o fato de não haver um modelo o qual os acontecimentos iniciados em 1910 se encaixem, pois não se enquadram nas chamadas "Revoluções Burguesas" nem nas "Revoluções Socialistas".
A situação do México no governo de Porfírio Díaz estava tão caótica que mesmo as propostas de baixa escala reformista de Madero acarretaram uma forte mobilização camponesa, vitimada pela má distribuição e expropriação das terras. Fato que marcaria a atuação desta classe na luta política mexicana. Com a proliferação das idéias a Revolução se espalha, chegando ao Sul sobre controle de Zapata e ao Norte sobre o comando de Pancho Villa, uma figura popular entre a humilde população local pelo seu bandidismo social. A transformação dos camponeses em um exército bem organizado que preservava suas características e o seu carisma fascinaram a opinião pública rendendo a este líder um caracter lendário dentro da revolução.
Suas vitórias militares lhe proporcionaram a administração de Chihuahua que fazia fronteira com os Estados Unidos, a grande concentração de propriedades americanas na região preocupava o governo dos vizinhos do Norte, uma vez que Villa tinha tendências socialistas. Este fato atraiu a impressa para a localidade e Pancho, logo percebeu a grande influência que estes meios de comunicação poderiam trazer. Assim, apropriou-se deles para a propaganda política chegando, até mesmo, a financiar jornais em cidades dos Estados Unidos. Sua grande preocupação com a imagem contribuiu para que ele e seu exército adotassem o uso do uniforme militar, dando um caracter regular aos mesmos.
A invasão realizada por suas tropas a territórios americanos, no Novo México devido ao apoio americano as forças contra-revolucionárias, disponibilizando armas e linhas férreas, colaborou para o seu renome e desencadeou uma crise internacional. A enorme diferença de poder não abalava os camponeses, pois estes acreditavam que a revolução era mais que uma luta por terra; era uma luta pelo seu destino. Os Estados Unidos que se intitulavam protetores da América não podiam aceitar este desrespeito a sua soberania, ainda mais dirigidos por Latinos. Sendo assim, ordenam uma expedição punitiva que não alcançou outro objetivo que não fosse aumentar a popularidade do líder campesino do Norte que recebeu até uma proposta para relatar a sua vida em um filme americano que ficou intitulado "The life of general Villa", este representou um grande desafio à industria filmografia, principalmente, devido às dificuldades técnicas de locomoção do equipamento.
Como é possível perceber Pancho Villa foi uma figura singular exercendo influência tanto na revolução camponesa que apesar de não alcançar o poder, conseguiu produzir um impacto que não pôde ser ignorado na constituinte de 1916 regulamentando, assim, a questão agrária; quanto no impulso cultural, pois o aspecto social da revolução influenciou movimentos como o muralista. Contudo, Pacho Villa só foi realmente reconhecido por sua participação 53 anos após a sua morte quando seus restos mortais foram transportados para o monumento em homenagem a Revolução.

1 Comments:

Blogger Manoela said...

Pancho de novo.

Gostei do post, mas, como tenho dito naqueles sobre Chile, já esgotei minhas opiniões a respeito. :P

5:31 AM  

Post a Comment

<< Home