Wednesday, December 07, 2005

México Rebelde - John Reed

John Reed – México Rebelde

Começou a trabalhar como jornalista em uma revista comercial, mas rebelou-se contra o estilo de vida burguês que levava e, em 1913, uniu-se a um grupo de artistas e escritores socialistas que editavam a revista The Masses.O ano de 1913 ainda não tinha terminado e John Reed já embarcava para o México, como correspondente de guerra. Viveu durante vários meses com as tropas do rebelde Pancho Villa e, em 1914, a cobertura que fez da Revolução Mexicana saiu publicada em livro, com o título de México Rebelde.

Seu livro abordava a Revolução Mexicana sob o olhar dos camponeses e sua luta pela Reforma Agrária. Reed, com sua literatura jornalística abordava a revolução detalhadamente, a partir dos quatro cantos do México. Sua crítica se dava a partir do anonimato dos guerrilheiros camponeses, e sua demanda por terras, num grito desesperado por inclusão. Sua crítica também partia do Estado Mexicano, que necessitava de reformas tanto no campo político, quanto nos campos econômico, cultural e social.

Ao mesmo tempo que demonstra o espetáculo do povo insurgente, do povo empenhado nas jornadas para sua redenção, Reed não se esquece da miséria, do detalhe da humildade econômica da população em busca de liberdade. Em seu livro está o paradoxo das multidões esfarrapadas que estão inabaláveis na sua decisão de transformarem o mundo de miséria que vivem.

A união entre os camponeses do norte (sob a liderança de Pancho Villa) e do sul (sob a liderança de Zapata) para derrubar um governo ditatorial está bem refletida no livro. Grandes personalidades da Revolução Mexicana entre eles, Pancho Villa estão bem retratadas no livro de Reed.

Reed busca demonstrar a luz e a sombra da Revolução Mexicana (ou será de todas as revoluções) em seu livro. A glória, a justiça e a luta por liberdade por um lado ; a tirania, mesquinharia e degradação dos oportunistas e aproveitadores. Certamente, Reed não era um jornalista neutro.

Considerado quase que o iniciador do jornalismo moderno nos EUA, John Reed morreu jovem, aos 33 anos, em 1920, vítima de tifo. Foi enterrado no Kremlin, em Moscou, onde até hoje repousa como herói da Revolução Russa.

Outros livros sobre a Revolução Mexicana :
Zapata, de H. H. Dunn
Pancho Villa, de William Douglas Lansford
A Democracia no Mexico, de Pablo Gonzalez Casanova

Filme sobre a vida de John Reed :
Reds – Com Warren Beatty e Diane Keaton

1 Comments:

Blogger Unknown said...

amei sua descrição do livro. Realmente Reed foi um ótimo autor. Os livros excelentes e todos deveriam lê-los uma vez na vida! :)

8:39 PM  

Post a Comment

<< Home